Corsair Vengeance 2133MHz Review

Os módulos de memória DDR3 Vengeance da Corsair foram projetados para entusiastas, gamers e overclockers.

As memórias Vengeance são construídas componentes selecionados de alto potencial de desempenho. Seus dissipadores de alumínio com aparência agressiva e otimizado poder de dissipação, são a escolha ideal para quem procura uma memória de excelente performance a um preço bastante acessível.

Assim como as lendárias Dominator, os módulos Vengeance são destinados a fornecer grande estabilidade ao seu sistema, rigorosamente testados na fábrica, e apoiada pela garantia limitada vitalícia da Corsair.

A empresa considera que boa aparência é tão importante quanto um excelente desempenho. É por isso que os módulos Vengeance vêm em uma variedade de cores para combinar com seus componentes, dando a você a oportunidade de construir o seu sistema do jeito que você quiser.

Alta capacidade para Overclocking, através de cuidadosa seleção.

O Overclock nos seus componentes pode ser uma maneira divertida e gratificante de otimizar o seu PC no seu limite de desempenho. A Vengeance pode ajudar a fazer isso acontecer. Antes de montar cada módulo, os chips DRAM são individualmente selecionados não só para garantir as especificações de desempenho, mas para permitir uma margem generosa para um overclocking mais estável.

Otimizado para compatibilidade com os mais recentes CPUs e placas-mãe.

As Memórias Vengeance foram projetadas especificamente para os mais recentes CPUs. Os Módulos Vengeance estão disponíveis nas voltagens de 1.5V e 1.35V e possuem configurações para a máxima compatibilidade com todos os Intel ® Core ™ i3, i5 e i7, bem como a segunda geração da família Intel Core. Com kits dual channel, triple channel, e quad channel, as memórias Corsair Vengeance se tornam perfeitas para fazer parte do seu sistema.

XMP Memory Profile para overclocing, simples e seguro.

As Vengeance suportam o padrão Intel XMP (Extreme Memory Profile), e cada módulo é individualmente programado de fábrica com um perfil XMP indicando com os timings, frequência e tensão suportados. Basta ativar o XMP na placa-mãe compatível e você terá automaticamente, um overclock otimizado na memória, sem ter que lidar com múltiplas configurações de BIOS (Basic Input Output System).

Claro, se você é um overclocker experiente, ou mesmo um aspirante, você pode ajustar as configurações para conseguir um desempenho ainda maior.

Garantia Vitalícia Limitada.

Seu investimento para trazer maior desempenho está protegido. Todas as memórias são possuem garantia vitalícia limitada.

A vantagem de usar produtos da Corsair.

Com muita experiência e credibilidade na fabricação de memórias e outros componentes, para entusiastas, gamers e overclockers, a Corsair possui a melhor reputação nos quesitos qualidade, desempenho, compatibilidade e confiabilidade.

Especificações técnicas:


Modelo: CMZ16GX3M4X2133C11R

Garantia: Vitalícia limitada

Capacidade: 16GB Kit (4X4GB)

Performance Profile: XMP 1.3

Fan incluso: Não

Dissipador: Vengeance

Configuração da memória: Quad Channel

Tipo da Memória: DDR3

Pinos: 240

Formato da Memória: DIMM

Tensão XMP: 1.5v

Tensão SPD: 1.5v

Speed Rating: PC3-17066 (2133MHz)

Velocidade SPD: 1333MHz

Velocidade XMP: 2133MHz

Latência SPD: 9-9-9-24

Latência: XMP: 11-11-11-27

ICs: Samsung K4B2G0846D-HCH9

Litografia dos ICs: 30nm

 

 

O kit de memória vem em uma caixa de papelão onde se encontram seus módulos, todos devidamente embalados para oferecer proteção e muito bom gosto.

 

 

Nas imagens acima, em sua parte superior, abre-se uma tampa onde podemos ter uma prévia das memorias e também os detalhes da embalagem.

 

 

A parte de traz possui mais um visor onde podemos ver os módulos e também a Corsair, colocou algumas propagandas dos objetivos e focos deste kit.

 

 

Os módulos de memória vem embalados um em um blister de plástico no qual você já está acostumado a ver em módulos de memorias da Corsair, para maior segurança e proteção na hora do transporte, desta forma evitando o risco de serem danificados.

 

 

 

Nesta imagem acima podemos visualizar a etiqueta da memoria, onde se encontram as informações do kit.

Este kit de memoria Corsair Vengeance CMZ16GX3M4X2133C11R vem com quatro módulos de 4GB cada. Eles operam em uma frequência de 2133 MHz com latências 11-11-11-27 e sua voltagem de operação é de 1,5v.

Olhando mais atentamente podemos visualizar que a Corsair coloca em cada kit a versão para identificar qual IC foi utilizado (este modelo em questão possui a versão 4.13).

Ainda nesta imagem é possível visualizar a origem deste modelo (Made In Taiwan), e olhando para o resto da etiqueta, podemos ver em seu código de barras dentre outras informações.

 

 

Na tabela acima disponibilizada pela Corsair, você pode observar que este modelo utiliza ICs da marca Samsung com tamanho de 256Mbx8.

 

 

A Vengeance em questão é double-side, possui 8 ICs de cada lado do modulo, os ICs são Samsung como mencionado, mais especificamente o modelo K4B2G0846B de 30nm que opera a 1,5v.

A Samsung determinou que a voltagem limite desses ICs é de 1.975v, a temperatura ideal para todas as operações recomendada pela empresa é de 0 a 85 graus,  o tamanho dele é de 256Mb x8.

 

 

Aqui nesta tela SPD do CPU-Z podemos visualizar as latências padrão do kit, o modelo, a frequência de operação e o XMP padrão, que é 2134 MHz com 1,5v, as memorias com menos voltagem são mais econômicas, mais frias e podem trazer maior elasticidade para a prática do overclock, em relação aos modelos com voltagem padrão mais alta.

 

 

A tela “Memory” do CPU-Z mostra a frequência de operação atual da memoria, as latências utilizadas e a quantidade total de que se encontra no sistema.

 

Para este review rodamos o kit Vengeance em diversas frequências e latências, para assim termos uma melhor observação no desempenho do mesmo.

Também rodamos com um pouco de overclock para estudar o ganho de desempenho que podemos conseguir quando utilizada sob esta condição.

 

Configuração do sistema:

 

Placa mãe: Asus Rampage IV Extreme

Processador: Intel Core I7 3930K ES @ 4200MHz

Refrigeração: Corsair H100

SSD: Corsair Force 3 60GB

Fonte: Corsair AX 1200

Placa de vídeo: GTX 590

 

Benchmarks Utilizados:

 

3Dmark 2006

3Dmark Vantage

AINDA 64 Extreme Edition

Cinebench 11.5

PIfast

Super PI

Wprime

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Corsair Vengeance CMZ16GX3M4X2133C11R é sem duvida um kit excepcional tanto em performance quanto em qualidade e beleza.

O kit conseguiu alcançar 2306MHz com apenas 1,65v e com total estabilidade mesmo em benchmarks mais pesados, como o Super PI 32M,  o qual exige muito das memórias.

Isto é muito difícil quando se trata de módulos com 4GB de capacidade, e ainda mais no sistema quad channel.

Os ICs são de ótima qualidade, a dissipação de calor demonstrou ser muito eficiente uma vez que não verificamos o aquecimento significativo dos dissipadores.

Os resultados mostrados neste reviews comprovam a capacidade e o poder de desempenho deste kit, portanto a podemos recomendar como um excelente produto tanto em relação à performance quanto ao seu custo de aproximadamente 160,00 Dólares.

 

 

Quero agradecer a Corsair nos disponibilizar este kit de memória.

 

Por Cleiton Schenckel